Confira curiosidades sobre guerras que já sacudiram o planeta

Confira curiosidades sobre guerras que já sacudiram o planeta  whatsapp

Dias atrás, o mundo registrou os 20 anos transcorridos do maior atentado terrorista de que temos notícia, ocorrido em 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Você lembra onde estava / o que estava fazendo quando as torres do World Trade Center foram abaixo deixando o planeta em completo choque?


A partir daquele atentado começamos a escutar – de forma recorrente – uma expressão construída pelos que passaram a dedicar seus dias para que eventos como aquele nunca mais se repitam: “guerra ao terror”.


Embora o propósito seja bom, o de salvar vidas inocentes, a palavra “guerra” sempre promove calafrios, visto que – bem sabemos – em uma guerra é bem difícil que só os “maus” acabem se dando mal. Muitos que são “do bem” terminam perdendo a vida também.


Falando em guerra, passamos por aqui hoje para te contar curiosidades sobre alguns dos embates sangrentos já registrados ao longo da história da humanidade.

 

Começamos com Alexandre, o Grande, que ordenou que todos os seus soldados raspassem a cabeça e o rosto. Por quê? Simples, ele acreditava que a barba e cabelos longos poderiam facilitar a tentativa de uma degolada. Vai entender...


Quer mais uma? 


Vamos lá...


No Japão feudal, o Exército Imperial contava com soldados especiais que tinham como única missão contar o número de cabeças de inimigos cortadas em cada batalha. Em uma espécie de “censo mórbido”, os fins eram matemáticos e estatísticos. “Ferramenta” para estratégia.


Ah, e também temos a guerra mais rápida de História, viu? 


Aconteceu quando uma esquadra inglesa decidiu ancorar no porto de Zanzibar, na África, em 1896, para assistir a uma partida de críquete. O sultão de Zanzibar não gostou nadinha da ideia e mandou que seu único navio atacasse os ingleses. Quando o navio abriu fogo, os ingleses rapidamente o afundaram e ainda destruíram o palácio do sultão, matando quinhentos soldados. Zanzibar se rendeu na hora e o sultão fugiu para a Alemanha. Quanto tempo levou isso tudo? Exatos 37 minutos.


Por fim, vamos te contar que, na Primeira Guerra Mundial, canários e ratos eram usados como cobaias pelos aliados sempre que se cavava um túnel nas proximidades da linha dos inimigos. Por qual motivo? Tal expediente era usado para detectar a presença de algum gás, especialmente o Gás Mostarda, por conta da guerra química que se iniciava. Coitados dos bichos!


Enfim, ninguém gosta de guerra, mas, não deixa de ser interessante saber o que se passou nos bastidores de alguns dos embates já presenciados pelos quatro cantos do planeta.

 


[Fonte: www.sohistoria.com.br]