O que é ser funcionário público?

O que é ser funcionário público?  whatsapp

Fala a verdade, já passou pela sua cabeça a ideia de prestar concurso público, não foi?  

Tá, se não passou, pelo menos alguma vez alguém te aconselhou: “presta concurso que é estabilidade garantida!”.

Pois é, em tempos nos quais a fila do desemprego – que já era imensa – foi dramaticamente “esticada” pelo novo coronavírus, um emprego estável é música para os ouvidos. 

Falando em pandemia, por conta dela, muitos movimentos do mercado de trabalho foram reduzidos (ou estancados) por questão de segurança. A oferta de concursos abertos esteve / está na lista.

Mas, excluindo a situação fortuita e impensada tempos atrás, exploremos a condição “servidor público”.

Quem é esta pessoa?

Em geral é alguém que presta serviços para o Estado e suas ramificações, em cargos e áreas variadas. Seu ingresso na estrutura governamental envolve prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos.

Sim, o primeiro passo a ser dado por quem sonha em ser servidor público (e, assim, conquistar a tal desejada estabilidade) é garantir aprovação em um concurso público. 

Por isso, é importante estar sempre atento ao edital do concurso desejado. 

A leitura desses editais é essencial. É ele que contém os detalhes de, por exemplo, quando começam as inscrições, quando serão as provas, a partir de qual horário, qual a estrutura da prova e qual conteúdo será cobrado.

Uma vez aprovado, o concursado terá, sim, além do bom salário e do plano de carreira, a famosa estabilidade no emprego, porém, vale ressaltar, ela só é adquirida após o período de estágio probatório que é de três anos. E o servidor público pode, sim, ser desligado, seja por meio de sentença judicial transitada em julgado, processo administrativo ou procedimento de avaliação de desempenho.


[Fonte: www.direcaoconcursos.com.br]