Doe sangue e salve vidas!

Doe sangue e salve vidas!  whatsapp

Bem sabemos que o mundo passa por uma pandemia e que equipes de saúde se desdobram, ao redor do planeta, para dar o atendimento devido a pacientes com Covid-19 e salvar suas vidas. 

Mas, você, já parou para pensar que, no meio dessa confusão toda, todas as outras necessidades de saúde continuam existindo, especialmente a transfusão de sangue?

Pois é, para que a transfusão salvadora de vidas aconteça é preciso que outras vidas – conscientes de seu papel – façam a doação do elemento fundamental para a vida. 

A doação de sangue é o gesto altruísta de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que passam por tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade (como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias).

O sangue doado também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves (como Doença Falciforme e Talassemia) possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de fundamental para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

Dito isso, vamos perguntar...Você é um (a) doador (a) de sangue? 

Sabia que uma única doação pode salvar até quatro vidas?

Pois é, um simples gesto de solidariedade pode gerar muita felicidade.

Ah, você tem vontade de doar, mas não sabe, exatamente, quais são os requisitos necessários?


Nós te contamos... É preciso:

- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;

- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas; 

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; 

- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos; 

- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres; 

- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.


Ah, olha, e estão aptas a doar pessoas entre 16 e 69 anos, que estejam pesando mais de 50kg. É preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Vale lembrar, ainda, que pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente, ok?

Então? Que tal procurar o Hemocentro mais próximo para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação?

Ajude a manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não só em datas específicas (ou quando algum conhecido precisar).

Salve vidas, doe sangue!


[Fonte: Ministério da Saúde]