Aposentadoria: é preciso começar a planejá-la muito antes de chegar a hora de fato

Aposentadoria: é preciso começar a planejá-la muito antes de chegar a hora de fato  whatsapp

É certo que – por conta da pandemia – os tempos são muito mais de pensar no amanhã e em uma forma garantir o pão na mesa dele, do que, propriamente, de imaginar a época em que o trabalho não seja mais uma obrigação a cumprir diariamente, mas, mesmo assim, você já parou para pensar e planejar a sua aposentadoria? 

O período em questão constitui preocupação cada vez mais comum no cotidiano brasileiro. 

Visto que as leis que dizem respeito principalmente à idade mínima e ao tempo de contribuição mudam constantemente, são inúmeros os trabalhadores que não conseguem ter a menor ideia de como, quando e se vão poder se aposentar.

Isso sem falar no quanto vão conseguir receber por parte do governo. Essa parte é ainda mais complicada de saber! 

Então...como planejar a aposentadoria?

Especialistas recomendam que, antes de qualquer coisa, é preciso – desde já – aprender a controlar o cotidiano financeiro. Em todos os detalhes.

 A primeira dica é colocar ordem no orçamento e montar um planejamento que contenha metas claras de economia a cada mês. Sem esquecer, é claro, da disciplina para seguir esses planos.

Próximo passo?

Evitar – ao máximo – fazer financiamentos e pegar empréstimos. A recomendação é planejar-se para a realização de compras maiores, sempre economizando e investindo seu dinheiro. 

Nas compras à vista é mais fácil negociar valores e obter descontos. E ainda evita-se perder dinheiro com juros.

Ah, olha, e incluir todos os gastos em uma planilha orçamentária, além de policiar-se para que as metas sejam cumpridas também é fundamental! Vale, ainda, não deixar que gastos inesperados e compras supérfluas interfiram no hábito de economizar.

Basicamente é isso. A boa organização financeira é a base para montar o planejamento para o futuro, além de fazer com que o dinheiro trabalhe a seu favor e não contra.

Tudo anotado aí?

Boa sorte com seu planejamento!

 

[Fonte: conube.com.br]