Surto, epidemia, pandemia, endemia...entenda a diferença

Surto, epidemia, pandemia, endemia...entenda a diferença   whatsapp

Lá em março (que parece já ter passado há uma eternidade, não?), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a Covid-19 – causada pelo novo coronavírus – é uma pandemia.

Visto que, de lá para cá, temos sido bombardeados por notícias acerca da doença que surgiu em Wuhan, na China, hoje, em junho, já temos – mais ou menos – uma ideia do que vem a ser esta classificação....pandemia...a disseminação mundial de uma afecção.

Ok, mas até que o organismo mundial usasse de tal nomenclatura para se referir à Covid-19, fomos ouvindo / lendo outros termos à medida que o problema ia se espalhando, você lembra?

Começamos vendo no noticiário que havia um surto em determinada cidade chinesa. Você sabe o que é? Trata-se do aumento inesperado do número de infectados por determinada doença em uma região específica. Um exemplo: quando muitos casos de dengue ocorrem no mesmo bairro de uma cidade.

Não demorou muito para a informação ser atualizada e passarmos a ouvir sobre epidemia, termo usado para descrever o aumento do número de surtos, abrangendo várias regiões de determinada cidade ou, numa escala maior, quando uma doença se espalha por outras cidades e até estados.

Por final, pandemia – a palavra que passamos a ouvir diariamente – é o pior dos cenários quando se trata de contágio. É identificada, como você já sabe, quando uma epidemia alcança níveis mundiais, afetando várias regiões ao redor do globo terrestre.

A última pandemia declarada, antes do Covid-19, foi a da gripe A (ou gripe suína), em 2009.

Ah, mas tem mais uma palavrinha que você tem escutado por aí e não sabe direito o que é, não? Endemia.

Nós vamos te explicar do que se trata...

O termo não retrata quantidade, mas a frequência de casos de uma doença em determinada região. Um bom exemplo para você entender é a febre amarela no Norte do Brasil.

 A região é considerada como endêmica da infecção em questão.


[Fonte: Revista Galileu]