Semana Mundial do Meio Ambiente: vamos falar sobre sustentabilidade?

Semana Mundial do Meio Ambiente: vamos falar sobre sustentabilidade?  whatsapp

Aproveitando que estamos na Semana Mundial do Meio Ambiente, vamos falar sobre sustentabilidade?

Este termo nunca esteve tão presente nos ambientes corporativos. Está à frente dos pares (ou seja, da concorrência) a empresa que estiver alinhada com as questões sustentáveis. 

Mas vamos à explicação da palavra. Sustentabilidade diz respeito ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade. 

Significa procurar pelo equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o que ele pode oferecer em consonância com a qualidade de vida da população.

Mas será que é possível, mesmo, haver desenvolvimento sustentável?

Sim, é!

Estamos falando de desenvolvimento socioeconômico, político e cultural atrelado à preservação do meio ambiente.

Significa sublinhar que as práticas capitalistas associadas ao consumo devem estar em equilíbrio com a sustentabilidade, sempre prezando pelos avanços no campo social e econômico sem prejudicar a natureza.

Tanto é possível que, em 2015, a ONU divulgou uma agenda que traz dezessete objetivos a serem adotados pelos países – até 2030 – para que o desenvolvimento sustentável seja atingido.

Entre os objetivos propostos por essa agenda estão acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares, extinguir a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, promover a agricultura sustentável e assegurar uma vida saudável, promovendo o bem-estar para todos, em todas as idades.

Então? Como já dissemos lá no começo, já que estamos na Semana Mundial do Meio Ambiente, vamos falar sobre sustentabilidade?


[Fonte: Brasil Escola]