Saiba mais sobre o Dezembro Vermelho

Saiba mais sobre o Dezembro Vermelho  whatsapp

E dezembro chegou. 

Estamos no último mês desse ano tão difícil e a proposta de saúde – além dos cuidados para evitar a Covid-19 – é um registro mais que importante no calendário: o dezembro vermelho, que tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

O HIV (sigla em inglês para o Vírus da Imunodeficiência Humana) é o causador da AIDS e age atacando o sistema imunológico, o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+ e o vírus tem grande potência de atuação. É capaz de alterar o DNA da célula referida fazendo cópias de si mesmo. Uma vez multiplicado, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

A transmissão da AIDS / HIV acontece das seguintes maneiras: sexo vaginal sem camisinha, sexo anal sem camisinha, sexo oral sem camisinha, uso de seringa por mais de uma pessoa, transfusão de sangue contaminado, de mãe (infectada) para filho (durante a gravidez, no parto e na amamentação) e por meio de instrumentos que furam / cortam não esterilizados. 

A Ciência ainda não encontrou a cura da AIDS, mas medicamentos antirretrovirais (ARV) que surgiram na década de 1980 são usados até hoje para impedir a multiplicação do HIV no organismo e evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.


[Fonte: http://antigo.saude.gov.br/]