Saiba mais sobre a trombose: diagnóstico e tratamento

Saiba mais sobre a trombose: diagnóstico e tratamento  whatsapp

Você sabe o que é trombose?

Caso não saiba, nós, da UNEF, te contamos.

O problema ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse grumo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.

O maior problema é quando este coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.

Em geral, a trombose ocorre após cirurgia, corte ou falta de movimento por muito tempo, sendo mais frequente após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos.

Alguns dos sintomas da trombose são dor, calor, vermelhidão e rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo e o diagnóstico pode ser feito por meio de ultrassonografia, exame de sangue, venografia, Eco Color Doppler (ultrassom vascular) ou ainda por tomografia e ressonância magnética.

Uma vez identificado o problema, o tratamento da trombose precisa começar o quanto antes e envolve três objetivos: impedir o crescimento do coágulo sanguíneo, impedir que o coágulo sanguíneo avance para outras regiões do corpo e, assim, evitar possíveis complicações e reduzir as chances de recorrência da trombose. 

Para contribuir com a terapêutica, médicos costumam prescrever diluidores do sangue (como anticoagulantes, por exemplo), que diminuem as chances de haver coagulação do sangue, além do uso de meias de compressão, visto que estas melhoram o edema causado pela intercorrência.

Apesar de ser um problema que costuma afetar mais mulheres, homens também podem ter trombose.

E como evitá-la?

As melhores providências para prevenir o problema, segundo especialistas no assunto, são: manter uma dieta equilibrada e, assim, evitar o aumento do peso corporal; praticar exercícios físicos regularmente; evitar consumo de álcool e o tabagismo e ingerir líquidos.

Tudo anotado aí?

Então já sabe, se apresentar qualquer um dos sintomas citados acima, procure – rápido – o serviço de saúde mais próximo.

Cuide-se! 


[Fonte: saude.gov.br]