Quando o pesadelo Covid-19 vai terminar?

Quando o pesadelo Covid-19 vai terminar?  whatsapp

Pandemia em curso, muitas vidas ceifadas e o mundo todo esgotado emocionalmente.

Quando poderemos respirar aliviados e transformar Covid-19 em sinônimo de uma lembrança amarga, devidamente esquecida no passado?

Nós, da UNEF, te respondemos: a única forma de decretar o fim de uma pandemia será quando não houver mais circulação do Sars-CoV-2, o coronavírus causador da Covid-19.

E, segundo a OMS, infelizmente, até o último dia 11 de março, eram apenas 14 os países (ou territórios) ao redor do mundo que estavam livres da doença. No grupo encontram-se 12 ilhas dos oceanos Pacífico ou Atlântico que tiveram de fechar suas fronteiras para se protegerem da ação do vírus.

Umas das saídas para barrar a propagação do novo coronavírus é a chamada imunidade de rebanho. Ela pode ser alcançada quando uma grande parte da população mundial tornar-se imune ao vírus, o que reduz drasticamente sua circulação dentro da comunidade.

Mas, para isso, a vacinação teria que transcorrer de forma acelerada em todas as partes do mundo, o que a gente bem sabe que não está acontecendo.

Em agosto do ano passado, Tedros Adhanom Ghebreyesusm, diretor-geral da OMS, estimou que a pandemia terminará em meados de 2022.

Aguardemos...

Até lá, já sabe: lavar as mãos com água e sabão (ou higienizar com álcool em gel), manter o distanciamento social, se precisar sair de casa usar máscara o tempo todo e tomar a vacina assim que for possível para a sua faixa etária.

Torçamos para que os prognósticos do diretor-geral da OMS estejam certos.

 

[Fonte: bbc.com]