Qual a origem do soluço?

Qual a origem do soluço?  whatsapp

Irc!

Xiii, lá vem o soluço! 

Você sabe por qual motivo ele acontece?

Nós, da UNEF, vamos te contar...

O soluço é provocado por um espasmo do diafragma, um músculo que separa o tórax do abdômen e está diretamente relacionado com a respiração. Esse espasmo é acompanhado – simultaneamente – pelo fechamento da glote e das cordas vocais, o que prejudica a passagem de ar para os pulmões e produz o som típico e característico lá do comecinho dessa conversa. 

Tá, mas o quê, exatamente, deflagra essa reação do organismo? 

Especialistas contam que mudanças bruscas de temperatura, tabagismo, álcool, ansiedade e estresse estão entre as outras causas possíveis do distúrbio.

O soluço pode ser benigno, mas casos de crises persistentes pedem investigação detalhada para descobrir a causa do problema.

Essas crises – as persistentes, ou seja, quando duram mais de 48 horas – podem ter origem em problemas no sistema nervoso central, no metabolismo (como diabetes mais controlado), na irritação do nervo vago ou do nervo frênico, em procedimentos cirúrgicos e pós-operatórios e, ainda, em problemas emocionais.

E como prevenir o problema?

A principal forma de evitar o soluço – dizem os especialistas – é identificar gatilhos. Quando o soluço começa, por exemplo, após o consumo de certa quantidade de álcool, a recomendação é moderar o consumo. 


[Fonte: drauziovarella.uol.com.br]