Quais as melhores respostas em entrevistas de emprego? Confira dicas

 Quais as melhores respostas em entrevistas de emprego? Confira dicas  whatsapp

Quarentena, isolamento social rolando aí, né?

Pois é, mas, na contramão de muitos, que têm perdido seus empregos, você conseguiu uma entrevista e, se puder impressionar bem o (a) entrevistador (a), vai sair da imensa fila de desempregados que, atualmente, existe no Brasil.

Tudo bem, a gente sabe que, depois de tanto tempo em casa e, bem provavelmente, com o emocional abalado, é um tanto complicado se preparar adequadamente para a dita entrevista. A partir disso, como conseguir dizer, exatamente, o que o outro lado deseja escutar?

Bom, independente de pandemia, toda entrevista de emprego conta com perguntas bem características, certo? Logo, a primeira coisa a fazer é respirar bem fundo, acalmar a mente e se concentrar no que poderiam ser as suas respostas.

Por exemplo, quando o (a) entrevistador (a) pergunta quais são os seus pontos fracos (ou defeitos), ele (a) está avaliando seu autoconhecimento e sua honestidade. Evidente que você não vai dizer que tem dificuldade de cumprir prazos, nem – no outro extremo – vai se “vender” como profissional perfeito (a). A dica é encontrar pontos nos quais você sabe que tem dificuldade, mas enfatizar que está se esforçando para melhorar. Exemplo? Se for o caso, cite sua dificuldade em falar em público.

Outro ponto nevrálgico de qualquer entrevista de emprego é a pergunta “Por que você foi demitido (a)?”. Aqui vale registrar que a área de recrutamento é incrivelmente pequena, o que significa que é bem fácil checar se o que você disse na entrevista é, de fato, real. Logo, seja honesto (a). Não precisa dar detalhes, mas diga a verdade. Se puder, fale sobre a experiência de aprendizado que você teve no emprego anterior e trate com uma vantagem para o próximo trabalho.

Ah, olha, e para finalizar, vamos te deixar com outra pergunta beeeemm característica de entrevistas de emprego: “Onde você se vê daqui a cinco anos?”.

Diante de tal questão é importante que você seja honesto (a) e bastante específico (a) a respeito dos seus objetivos. É preciso levar em consideração que, ao fazer tal pergunta, o (a) entrevistador (a) quer é saber algumas coisas: se você definiu expectativas realistas para sua carreira; se você tem ambição; se a posição pleiteada se alinha com seus objetivos de crescimento. 

Tudo bem se você não tiver muita certeza sobre o assunto, mas é importante que diga isso, claramente. E que complete dizendo que acredita que a experiência da atualidade poderá te ajudar a tomar as próximas decisões.

Viu? Não é tão difícil assim, vai?

Boa sorte!


[Fonte: www.vagas.com.br]