Planejar, organizar, priorizar: eis o segredo de sucesso para dar conta de todas as atividades cotidianas

Planejar, organizar, priorizar: eis o segredo de sucesso para dar conta de todas as atividades cotidianas  whatsapp

Já parou para reparar como parece que, muitíssimo diferente do que costumava ser antigamente, o tempo – atualmente – parece “voar” e você fica com aquela sensação frustrante de que não conseguiu fazer nada?

Pois é, pode ficar tranquilo (a), não acontece só com você. 

Mas como fazer para administrar melhor o tempo e conseguir dar conta de todos os compromissos?

A primeira coisa que todos nós temos que considerar é que, nos últimos 30 anos, a competição no mercado de trabalho e a internet (que, é fato, trouxe inúmeras distrações para nossos olhos) criaram um ambiente no qual os métodos de gerenciamento do tempo são cada vez mais determinantes para que consigamos dar conta de tudo que desejemos fazer.

A partir disso, especialistas recomendam que a primeira providência a se tomar para coordenar bem o tempo e as atividades cotidianas seja separar o urgente do importante, ou seja, é fundamental saber priorizar as tarefas.

Incumbências urgentes – é fato – costumam tomar o lugar de outras, importantes. E o resultado é que a maioria de nós nunca tem tempo para concluir projetos que realmente vão mudar a nossa vida por um único motivo: as atividades banais, porém urgentes, pulam na frente. 

E essas tais atividades banais podem ser comprar pão, pagar uma conta ou, ainda, buscar uma encomenda, viu? Há uma infinidade delas.

Mas como dar conta de tudo?

O segredo, desde sempre, e ainda de acordo com os especialistas, é listar as duas categorias de tarefas (as urgentes e as importantes) e distribuí-las ao longo do dia para que seja possível encaixá-las. 

A próxima dica tem também – de certa forma – a ver com organização e redistribuição das obrigações. Para o americano David Allen, o maior vilão da produtividade é um cérebro apinhado de informações. Lembrar e organizar mentalmente projetos, tarefas, reuniões e ideias demanda tempo e energia. O cérebro humano – acredita o instrutor de 72 anos – necessita estar livre para executar com eficiência os desafios de cada dia.

E como isso é possível?

O segredo do sucesso é liberar espaço na cabeça, transferir todo e qualquer registro para uma outra plataforma, que pode ser um aplicativo, um bloco de notas ou até um guardanapo.

Viu aí que organização é, mesmo, fundamental para que o cotidiano flua bem e todas as tarefas sejam executadas, sem sofrimento e sem esquecimentos, né?

Então...que tal começar a tentar aí?

Boa sorte!