Para passear pelo Brasil sem gastar

Para passear pelo Brasil sem gastar  whatsapp

Em tempos de pandemia, do medo de circular por aí e da sensação de se estar encurralado (a) por um vírus, tudo que muita gente vai querer, a gente pode quase apostar – depois que a vacina puser fim ao pesadelo – é viajar por aí, trocar de ares, levar a alma para passear.

Muito bem, se você é um (a) dos que não veem a hora de entrar em um avião ou ver estrada por aí, nós, da UNEF, trouxemos umas dicas de destinos dentro do Brasil. E o melhor, passeios que não vão impactar no seu bolso...São de graça! 0800 total! Na faixa!

Opa! Gostou, né?

Então vem ver...

Nossa primeira sugestão é o Museu Mineiro, em Belo Horizonte. Localizado em um casarão do final do século 19, conta com acervo que reúne imagens sacras, equipamentos litúrgicos, mobiliário histórico, armas e achados arqueológicos (ao todo, são mais de 3.500 peças). O espaço também exibe obras assinadas por importantes artistas mineiros, como Inimá de Paula e Carlos Bracher. 

Na capital mineira, ainda destacamos o Centro de Arte Popular. Lá, os turistas têm a chance de conhecer – sem pagar ingresso – manifestações artísticas de diferentes regiões de Minas 

Gerais, com obras de artistas de lugares como o Vale do Jequitinhonha, Ouro Preto e Sabará. Sem dúvida, um belo panorama da pluralidade da cultura mineira.

Nossa próxima parada é Salvador. Na capital baiana há visitas gratuitas ao Palacete das Artes, que abriga exposições temporárias de importantes artistas plásticos do Brasil e do exterior. 

Nos jardins, junto com árvores centenárias, há quatro esculturas em bronze do francês Auguste Rodin, adquiridas pelo Governo do Estado da Bahia.

O Arquivo Público do Estado da Bahia também oferece visitas gratuitas. Eis um prato cheio para amantes de História.

No Rio de Janeiro, indicamos o sítio arqueológico do Cais do Valongo, situado na área onde funcionou um porto de desembarque para navios negreiros e que, hoje, é fundamental para entender mais sobre a escravidão no Brasil.

Na Cidade Maravilhosa você ainda pode visitar – gratuitamente – o Real Gabinete Português de Leitura, uma das mais belas bibliotecas do mundo, com relíquias literárias espalhadas por uma estrutura arquitetônica que, por si só, é também uma obra de arte (a fachada lembra o Mosteiro dos Jerônimos, cartão-postal de Lisboa).

Em Fortaleza, a dica é o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura que também costuma ser palco para exposições gratuitas.

E chegando a São Paulo recomendamos visita ao Edifício Martinelli e a seu terraço, aberto a visitas sem cobrança de entrada. O arranha céu tem mais de 100 metros de altura e é possível ter – lá de cima – uma indescritível visão panorâmica da metrópole que nunca dorme.

Ainda poderíamos seguir “viajando” pelo país para te indicar outros inúmeros passeios, todos gratuitos, mas, com esses aí que elencamos, já dá para “começar a brincar”, não?

Por ora, cuide-se direitinho, fique atento (a) ao cronograma da vacinação e, assim que for possível, vá passear mesmo! Distraia a mente!

Boa viagem! 


[Fonte: UOL // Nossa Viagem]