Para emagrecer com saúde

Para emagrecer com saúde  whatsapp

Pandemia “bombando” e 2020 foi um ano de quarentena, de muita gente dentro de casa, sem poder viver o cotidiano adequadamente....e, pior,  engordando.

Pois bem, 2021 teve início, a vacina apareceu no horizonte e, aos poucos – esperamos – a vida vai retomar seu curso normal (se bem que, agora, cabe a pergunta “o que é normal?”).

 A partir disso começa a corrida para emagrecer, perder os quilos a mais.

Como conseguir fazer isso sem perder, também, a saúde?

Se você é da turma que decidiu derrotar os quilos a mais na balança, nós, da UNEF, reunimos algumas dicas de especialistas para te passar, vem ver...

A primeira coisa a fazer é investir em comida de verdade.

Comida de verdade???

Sim! 

É aquela que vem lááá do campo, a não industrializada, ou seja, legumes, verduras e frutas. Esses itens precisam fazer parte de todas as refeições do nosso dia e se você já achou que é muito difícil introduzi-los, fique sabendo que, avaliando direitinho a sua forma de se alimentar, não é não. Por exemplo, se for comer ovo mexido no café da manhã, ponha um tomate picado ou algumas folhas de espinafre. No almoço e jantar, acrescente sempre legumes e verduras ao prato, mesmo que seja só um lanche.

 Ah, e nos intervalos, dê preferência ao consumo de frutas. Isso é igual a...nada de barrinha de cereal e biscoitos!

Próximo tópico é: não tenha medo de gordura boa!

Ôxe! Gordura boa? O que é isso?

Anote aí: sementes de linhaça, chia, gergelim, girassol ou de abóbora (experimente adicionar à saladas ou misturar com frutas, fica uma delícia!).

E falando em saladas, capriche no azeite de oliva extra virgem para temperá-las. Use-o para cozinhar também, em substituição ao óleo. 

Nossa próxima dica é recomendar que você maneire – meeessmooo – no consumo de açúcar. O carboidrato cristalizado comestível é fonte, exclusivamente, de composto refinado. É por isso que o mais indicado é que deixemos seu consumo para ocasiões especiais, como – por exemplo – uma sobremesa no final de semana. No dia a dia o ideal é retirar todo açúcar das bebidas (e não vale trocar por adoçante, viu?).

Por último, sabe aquela velha história de adotar dieta pobre em proteína para poder emagrecer? Esqueça! Em longo prazo, traz efeitos colaterais, como fraqueza muscular, queda de cabelo, unhas fracas, pele ressecada e frágil (além de não prolongar a sensação de saciedade da refeição).

Para um emagrecimento saudável, as proteínas – que podem ser tanto de origem vegetal quanto animal – precisam estar nas três refeições principais, café da manhã, almoço e jantar.

E quais são as boas fontes de proteína?

Nós te contamos...

As de origem vegetal são as leguminosas, como feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, amendoim e soja. E as de origem animal são as carnes bovinas, suínas, aves, ovo, peixes e frutos do mar.

Anotou tudo aí?

Para finalizar vale enfatizar que, junto a essas – digamos – providências alimentares, é fundamental que você procure um (a) nutricionista. É ele (a) o (a) profissional habilitado (a) para montar um cardápio personalizado, que atenda suas necessidades e objetivos.

Bom trabalho aí para vencer a balança! Estamos torcendo por você! 


[Fonte: UOL // Viva Bem]