No Dia Mundial da Propaganda saiba mais sobre esta estratégia de persuasão

No Dia Mundial da Propaganda saiba mais sobre esta estratégia de persuasão  whatsapp

Hoje celebramos o Dia Mundial da Propaganda, sabia dessa?

Mas, afinal de contas, o que é – exatamente – propaganda?

Trata-se de uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática.

A propaganda faz uso de recursos psicológicos, que mexem com emoções, opiniões e sentimentos e, claro, motiva uma ação a partir deles.

Etimologicamente falando, o termo vem do latim “propagare”, cuja origem remonta à agricultura e à ideia de difundir a produção de parreiras.

E se você já se deparou com a velha dúvida que dá conta de, afinal, qual é a diferença entre propaganda e publicidade, nós, vamos te dizer que, para normatizar os termos entre anunciantes, agências e veículos do país, o CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão) diz que Publicidade e Propaganda são a mesma coisa, ou seja, ambas são formas remuneradas de difusão de ideias, mercadorias, produtos ou serviços.

Existem alguns tipos de propagandas, como, por exemplo, a Eleitoral, Governamental, de Guerra, Religiosa e, infelizmente, a enganosa.

Dentre as muitas técnicas de propaganda usadas no Marketing destacamos a que é chamada de Termos de Efeito. Ela busca o poder das palavras e apela para o emocional por meio da criação de frases impactantes, que não são analisadas à luz da razão.

A partir disso, para efeito de marketing, fica a dica do uso da técnica de Termos de Efeito para a criação de um bom slogan. Ele tem o poder de sintetizar a essência de uma marca, gerar imediata identificação do público, além de facilitar a lembrança por parte do público-alvo.


Feliz Dia Mundial da Propaganda!



[Fonte: rockcontent.com]