Liderança: saber gerir equipes é fundamental para o sucesso de uma organização

 Liderança: saber gerir equipes é fundamental para o sucesso de uma organização  whatsapp

Na atualidade, o cotidiano das empresas é permeado por palavras como “motivação” e “liderança”. E o trabalho em equipe, apesar de ser cada vez mais comum, passa longe ser uma tarefa de fácil administração.

Sim, porque tudo passa pela capacidade de adaptação aos novos tempos. Se, no passado, era bastante comum que as pessoas trabalhassem por conta própria, em uma sala isolada, hoje em dia, o trabalho é exigido – cada vez mais – em regime de equipe, com necessária integração entre os colaboradores.

É preciso registrar que espaços empresariais também se modificaram. Eles ficaram mais abertos, amplos e, por isso, estimulam o trabalho em conjunto.

Fato é que as empresas são “feitas de pessoas”. Logo, uma organização simplesmente não existe sem pessoas. A partir disso, é quase óbvio que saber administrá-las e mantê-las motivadas é o grande desafio para líderes / gestores.

Tá, mas “o que é” um (a) líder?

Tempos atrás, a visão era a de que líderes eram pessoas autoritárias e bem distantes de seus funcionários. Eles não se preocupavam com o clima organizacional da empresa e buscavam sempre o maior lucro possível.

Pois é, hoje o conceito mudou.

A liderança segue buscando os melhores resultados, sim, porém, não mais só eles. O principal objetivo dos bons líderes da atualidade é a satisfação de seus colaboradores e a melhoria do ambiente organizacional.

E então? Será que você é um (a) bom (boa) líder?

Vale registrar que um (a) líder, de verdade, na acepção correta da palavra, é a representação do trabalho da empresa. Então, se ele (a) não sabe /consegue motivar a equipe, as pessoas tendem a não acreditar mais no trabalho que oferecem.

Guarde aí: uma equipe mal liderada tem a tendência a desestruturar.


[Fonte: www.eosconsultores.com.br]