Glossofobia: confira dicas para perder o medo de falar em público

Glossofobia: confira dicas para perder o medo de falar em público  whatsapp

Já ouviu falar em glossofobia? Trata-se do medo de falar em público. Será que você tem este problema?

Se a resposta foi afirmativa, nós, da UNEF, passamos por aqui hoje para te ajudar a superar este obstáculo. 

Mas, antes, vamos te pedir: calma! Você não está sozinho (a) nessa...

A glossofobia – um dos tipos mais comuns de fobia social – acomete, segundo especialistas, 77% da população mundial.

Viu? Tem bem mais gente no mesmo barco que você!

Alguns dos sintomas da glossofobia, você deve saber, são: suor, boca seca, aumento da frequência cardíaca, dificuldade de respirar, tensão muscular, dor de cabeça e tremedeira.

Pois é, o pior é que, para “ajudar mais”, atualmente, na maior parte dos cargos, as pessoas precisam falar em público, seja apresentando um projeto para clientes ou participando de reuniões de equipe. Para quem sofre de glossofobia é o verdadeiro terror, e vivido quase que diariamente. 

Outras complicações geradas pelo medo de falar em público são transtornos de ansiedade e depressão (em razão do isolamento que a fobia acaba por causar).

Ah, mas existem formas de contornar o problema, viu?

Sim, existem! E nós vamos te ajudar com umas dicas, vem ver...

Primeira coisa é estar ciente dos sintomas que o corpo pode apresentar. Por exemplo, ao perceber que as mãos estão suadas, que a sua voz está trêmula, saindo da boca como se fosse “aos soquinhos” e que seu coração está acelerado, pare tudo, respire e inspire, bem calmamente. Depois sente-se, tenha consciência e controle da situação. Controle os pensamentos automáticos (que são muito prejudiciais), substitua-os por pensamentos positivos e externe isso.

Outra dica? Parece bobagem, mas dá muito certo: fale em voz alta que você consegue passar por essa barreira.

De acordo com pesquisadores, falar em voz alta pode aumentar o desempenho das pessoas, sabia? E os benefícios de conseguir bater “aquele papo” consigo mesmo são muitos, como recuperar memórias, melhorar a concentração e conferir autoconfiança.

Para encerrar vamos te aconselhar a – antes – estudar muito bem o seu conteúdo. Esse é, realmente, o “pulo do gato”, ou seja, um das melhores ferramentas para perder o medo de falar em público e fazer uma apresentação tranquila e equilibrada. Trate de dominar o assunto, tenha o raciocínio lógico da apresentação na cabeça. Pode confiar, tais providências vão te ajudar – muito – a não ser refém do despreparo.

Anotou tudo aí?

Boa sorte!


[Fonte: soap.com.br]