Fisioterapia: essencial a qualquer tempo, especialmente em época de Covid-19

 Fisioterapia: essencial a qualquer tempo, especialmente em época de Covid-19  whatsapp

Vivemos, infelizmente, tempos de novo coronavírus, de Covid-19. Atônitos, vendo – todos os dias.

Os estragos feitos por uma pandemia, temos ouvido falar, também frequentemente, sobre a importância da presença de fisioterapeutas na etapa de recuperação dos pacientes que conseguem vencer o vírus. 

Estes profissionais têm sido, realmente, fundamentais.

O (A) fisioterapeuta é quem cuida da recuperação de pacientes no que diz respeito aos seus movimentos. Ele atua tanto na prevenção como na recuperação de lesões musculares. Para a realização de tratamentos, o (a) fisioterapeuta utiliza técnicas de massagens, exercícios físicos, exercícios na água e tratamentos à base de frio e calor.

No caso, específico, da Covid-19, o (a) fisioterapeuta atua evitando complicações cardiorrespiratórias em indivíduos internados e também para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença.

Durante a internação do (a) paciente, o trabalho do fisioterapeuta começa com a administração de oxigênio, passa pela assistência em intervenções envolvendo intubação, ventilação mecânica e mudança de decúbito e inclui – ainda – procedimentos para remoção de secreção brônquica e melhora da função respiratória.

Uma vez curado (a), o (a) paciente de Covid-19 conta com a ajuda do (a) fisioterapeuta – também – no atendimento pós-hospitalar. O (A) profissional em questão é responsável por indicar exercícios e procedimentos terapêuticos para fortalecer a musculatura respiratória e periférica, tanto de quem acabou de sair da UTI quanto de quem está se recuperando em casa.

É, a atuação do (a) fisioterapeuta é fundamental para o bem-estar geral dos indivíduos. Seja com o intuito de saúde preventiva (com a proposta de exercícios de correção para postura, relaxamento dos músculos ou alongamento antes / depois do trabalho), de fisioterapia do trabalho (com a orientação de pessoas sobre como prevenir e manter a saúde em seus ambientes de trabalho), de fisioterapia desportiva (que acompanha equipes esportivas em competições, realiza avaliações funcionais periódicas e propõe tratamentos de prevenção e recuperação de lesões musculares), de Indústria de Equipamentos (desenvolvendo e testando novos equipamentos utilizados na fisioterapia clínica ou, ainda, de Ortopedia e Traumatologia (que atende pacientes com traumas, fraturas ou luxações).

Se você, que está lendo este texto, é um (a) desses abnegados profissionais, tão necessários para a manutenção de nossa saúde, especialmente neste período, em que o mundo se encontra assustado, que tal um curso de pós-graduação para se aprofundar ainda mais na sua área e oferecer um respaldo ainda mais eficiente e seguro para seus pacientes, hein?

Nós, da UNEF, temos boas sugestões para você!


É possível escolher entre os seguintes cursos:

  • Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico
  • Ergonomia
  • Fisioterapia Cardiorrespiratória
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva – Adulto
  • Fisioterapia Neurofuncional
  • Fisioterapia Pediátrica
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica
  • Gerontologia
  • Lesões e Doenças Musculoesqueléticas: Exercício Físico e Reabilitação
  • Musculação e Personal Training
  • Prescrição de Atividade Física Para Grupos Especiais
  • Treinamento Desportivo em Alto Rendimento
  • Treinamento Funcional - Da Prevenção Da Lesão Ao Desempenho
  • Treinamento, Exercício Físico e Saúde.


Ah...faltou te contar que os cursos são todos oferecidos na modalidade EAD, que as turmas são mensais...eee...que – como fruto do nosso empenho e para nosso máximo orgulho –  todos contam com conceito 5 no MEC.

Então? Que tal?

Vem com a gente!

Escolha o seu, faça a sua matrícula e bons estudos!


[Fonte: Previva // Guia da Carreira]