Doação de órgãos: a vida precisa continuar

Doação de órgãos: a vida precisa continuar  whatsapp

Você é doador (a) de órgãos? Sim? Não?

Já pensou sobre o assunto?

Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou um balanço sobre a doação de órgãos, tecidos e células e transplantes realizados no país no primeiro semestre de 2020.

Os números do documento trazem que, de janeiro a julho deste ano pandêmico, o número de procedimentos foi de 9.952.

Alguns centros de transplantes conseguiram manter suas unidades ativas e livres da Covid-19 e hospitais de grande porte de transplantes, como o Hospital do Rim, em São Paulo, receberam pacientes de centros menores para realização do procedimento com maior segurança.

Até 31 de julho, existiam 46.181 pacientes aguardando por transplante no Brasil.

A pasta da Saúde aproveitou o ensejo para lançar campanha de sensibilização da população destacando a importância da doação de órgãos.

A campanha em questão traz – este ano – o slogan “Doe órgãos. A vida precisa continuar” e tem especial motivação: por conta da pandemia causada pelo coronavírus, tem se observado uma queda acentuada nas doações de órgãos e nas realizações de transplantes, tanto no Brasil como no mundo. 

Logo, tornou-se um desafio – para todas as nações – garantir a manutenção das doações, a segurança das equipes de saúde e dos pacientes

“O Ministério da Saúde, junto aos estados e municípios, está empenhado em encontrar soluções para superar os obstáculos impostos ao programa de transplante na pandemia. A retomada dos procedimentos será subsidiada por protocolos rigorosos para garantir a segurança de todos”, disse o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello.

Então...você já pensou a respeito de doação de órgãos?


[Fonte: Ministério da Saúde]