Diabetes: conheça as causas e os sintomas, saiba como prevenir

Diabetes: conheça as causas e os sintomas, saiba como prevenir  whatsapp

Hoje, o tema que trouxemos para você é o diabetes.

A doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

A partir disso, seguimos, recomendando que monitorar a saúde, regularmente, também para identificar possível diabetes, é fundamental. A doença que – como explicamos – pode causar o aumento da glicemia tem, entre suas consequências, complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.

Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Os tipos mais comuns de diabetes são: o tipo 1 (que aparece, geralmente, na infância ou adolescência e exige o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue); o tipo 2 (que ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida e está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados); o pré-diabetes (observado quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não estão elevados o suficiente para caracterizar um diabetes tipo 1 ou tipo 2) e o diabetes gestacional (que ocorre, temporariamente, durante a gravidez, quando as taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas ainda abaixo do valor para ser classificada como diabetes tipo 2).

Alguns dos principais sintomas do diabetes são: fome frequente; sede constante; vontade de urinar diversas vezes ao dia; perda de peso; fraqueza; fadiga; mudanças de humor; náusea e vômito; formigamento nos pés e mãos; infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele; feridas que demoram para cicatrizar e visão embaçada.

E como prevenir o diabetes?

Reproduzimos aqui as orientações médicas: coma – diariamente – verduras, legumes e, ao menos, três porções de frutas; reduza o consumo de sal, açúcar e gorduras; pare de fumar; pratique exercícios físicos regularmente (pelo menos 30 minutos diários) e mantenha o peso controlado.


[Fonte: Ministério da Saúde]