Dia do Reservista! Você sabe como se alistar?

Dia do Reservista! Você sabe como se alistar?  whatsapp

Hoje, 16 de dezembro, celebramos o Dia do Reservista.

No Brasil, o Serviço Militar é obrigatório e se divide em três etapas (que se sobrepõem ao longo do ano): alistamento militar, seleção geral e incorporação ou matrícula.

Para o Alistamento é preciso que o jovem complete 18 anos no ano corrente. O período para apresentação inicia no primeiro dia útil do mês de janeiro e vai até o último dia útil de junho.

Para tal, o jovem deve acessar o site www.alistamento.eb.mil.br ou comparecer a uma Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência.

Caso ainda não tenha CPF, o rapaz deve levar os seguintes documentos na Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência: certidão de nascimento ou, no caso de brasileiro naturalizado (ou por opção), a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente); comprovante de residência ou declaração assinada; e documento oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público) que permita, caso necessário, sua identificação.

A etapa da Seleção Geral ocorre, normalmente, no período entre fevereiro a novembro e participam dele os jovens que se alistaram no início do ano (janeiro a junho) e os alistados em anos anteriores em débito com o Serviço Militar.

Para garantir um processo seletivo amplo e democrático, os recrutas são escolhidos por dois critérios principais: a combinação do vigor físico com a capacidade analítica (medida de maneira independente do nível de informação ou de formação cultural de que goze o recruta) e a representação de todas as classes sociais e regiões do País. A seleção também leva em conta aspectos culturais, psicológicos e morais.

Por fim, vem a fase da Incorporação ou Matrícula. Trata-se do ato de inclusão do jovem em uma Organização Militar da Ativa das Forças Armadas. Os primeiros dias destinam-se a familiarizar o recruta com a rotina e as práticas comuns ao ambiente militar.

No período, o jovem inicia a prática controlada de atividades físicas, adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo, além de habituar-se aos horários rígidos e, especialmente, começa a desenvolver o espírito de camaradagem, essencial ao trabalho em equipe, típico da vida nos quartéis.

E, ao longo do ano, desenrolam-se as atividades inerentes a cada Força Singular na prestação do Serviço Militar.


[Fonte: www.gov.br/defesa]