Desenvolvimento adequado da linguagem infantil pede TV desligada na hora das refeições, aponta estudo francês

Desenvolvimento adequado da linguagem infantil pede TV desligada na hora das refeições, aponta estudo francês  whatsapp

Você tem crianças no seu entorno? Se a resposta foi afirmativa, podemos quase apostar que elas gostam bastante de comer assistindo TV, acertamos?

Pois é...é bem comum, sim. Mas faz bem mal para o desenvolvimento social da molecada, viu?


Um estudo realizado pelo Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica da França – e publicado no último dia 8 na revista "Scientific Reports" – revelou a importância das trocas verbais entre adultos e crianças – durante as refeições – para o aprendizado da linguagem. 


A televisão nem de longe substitui essas interações. 


Fato é que crianças de 3 a 6 anos passam, em média, cerca de duas horas por dia diante das telas e inúmeras pesquisas já tinham evidenciado a relação entre o tempo em frente a TV, smartphones e tablets e o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.


A diferença do novo trabalho do Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica da França (Inserm, sigla em francês) é que este abordou o contexto das práticas citadas. 


Os estudiosos acompanharam 1.562 crianças ao longo de vários anos e perceberam que, aos 5 anos e meio de idade, aquelas que foram expostas à televisão durante as refeições em família apresentavam um cotidiano intelectual verbal 3 pontos a menos em relação aos pequenos que não assistiam à TV enquanto se alimentavam. 


Para Jonathan Bernard, pesquisador do Inserm – e coautor do trabalho – "a televisão ligada durante as refeições pode constituir um freio às interações verbais das crianças, diminuindo a qualidade e a quantidade de conversas entre pais e filhos".


Ainda segundo o cientista, a interação verbal é importante para um melhor desenvolvimento da linguagem, ainda que os petizes assistam a programas específicos para eles, como desenhos animados e outros programas.


E então?


Repensou aí?


Preste atenção na hora da refeição. Hora de comer é hora de interação familiar e TV desligada.


[Fonte: g1.globo.com]