Câncer de mama: saiba mais sobre autoexame, prevenção, causas, sintomas e tratamento

Câncer de mama: saiba mais sobre autoexame, prevenção, causas, sintomas e tratamento  whatsapp

E chegamos ao mês dez, conhecido – desde 1990 – como Outubro Rosa.

O movimento, internacional, criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, tem por objetivo conscientizar a todos sobre a importância da prevenção / controle do câncer de mama.

Mas o que é o câncer de mama? Será que você sabe falar a respeito?

Nós te contamos...

Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no mundo e também no Brasil. Responde, hoje em dia, por cerca de 28% dos novos casos de câncer em mulheres. E também acomete homens. No entanto, no caso deles, é mais raro, representa menos de 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade, o câncer de mama apresenta grande incidência, ou seja, cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Entre os sintomas do câncer de mama estão: surgimento de nódulo (geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos), edema cutâneo (na pele) semelhante à casca de laranja, retração cutânea, dor, inversão do mamilo, hiperemia (espécie de congestão sanguínea em qualquer órgão ou parte do corpo), descamação ou ulceração do mamilo e secreção papilar (especialmente quando é unilateral e espontânea). 

E como prevenir o câncer de mama?

Visto que os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas, especialistas ressaltam que, por meio de alimentação equilibrada e atividade física regular é possível reduzir – em até 28% – o risco de mulheres desenvolverem o câncer de mama. 

E uma vez diagnosticada a doença, o tratamento é composto por uma ou várias modalidades combinadas. O (A) médico (a) é quem vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.

A lei nº 12.732, de 2012, estabelece que o paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no SUS, no prazo de até 60 dias a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso.

Para finalizar lembramos a importância do autoexame, porém, precisamos sublinhar que a identificação de um nódulo durante o mesmo significa que a tumescência já tem um tamanho significativo, o que pode indicar que a doença já esteja avançada.

A recomendação médica é que exames de prevenção / investigação sejam feitos todos os anos.


[Fonte: http://saude.gov.br/]